4 passos para um estilo de vida saudável

4 passos para um estilo de vida saudável

Pense que você está levando um estilo de vida saudável? Além de ocasionalmente desviando do caminho, a maioria de nós acha que fazemos um bom trabalho em manter nossa saúde com bons (ou pelo menos OK) hábitos alimentares e atividade física sempre que conseguimos encaixar isso. Mas isso é suficiente para ser considerado ‘saudável’?

De acordo com um estudo recente, muito poucos adultos realmente atendem aos critérios para um estilo de vida saudável. O estudo, publicado no Archives of Internal Medicine, mostrou que apenas 3% dos adultos americanos obtiveram uma pontuação perfeita no que os autores dizem ser os quatro critérios básicos para uma vida saudável. Apenas 13,8% preencheram três dos critérios; 34,2% preencheram apenas dois critérios. As mulheres pontuaram um pouco melhor que os homens.

Veja como você avalia os pesquisadores ‘quatro chaves para a saúde:

Voce fuma?
Você é capaz de manter um peso saudável (um IMC de 18-25), ou você está perdendo peso com sucesso para atingir um peso saudável?
Você come pelo menos 5 porções de frutas e vegetais diariamente?
Você pratica 30 minutos ou mais, 5 vezes por semana?
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A boa notícia é que esses comportamentos não devem ser estranhos a você, já que todos, exceto um, são parte integrante da Clínica de Perda de Peso. Os números de 2 a 4 são a base do programa WLC, hábitos sobre os quais discutimos, escrevemos e recomendamos continuamente.

Todo mundo sabe que fumar faz mal à sua saúde. Se você é um dos sortudos que nunca se tornou viciado em nicotina, dê um tapinha nas costas. Fumantes, espero que você esteja trabalhando com afinco para acabar com o seu hábito. É impossível subestimar a importância de uma vida livre de fumo para a sua saúde – assim como para os que estão ao seu redor.

4 etapas e mais
Enquanto esses quatro hábitos são indiscutivelmente importantes para um estilo de vida saudável, alguns podem argumentar que mais fatores devem ser levados em consideração. O que estaria na sua lista?

Apenas por diversão, eu criei minha lista pessoal de 10 melhores comportamentos saudáveis ​​(além dos quatro princípios básicos) que contribuem para o bem-estar e a satisfação com o estilo de vida de uma pessoa:

Escove e use fio dental diariamente para manter seus dentes e gengivas saudáveis ​​e livres de doenças.
Tenha uma boa noite de descanso. Pessoas bem descansadas não apenas lidam melhor com o estresse, mas também podem ter melhor controle de seus apetites. Pesquisas mostram que a falta de sono pode colocar nossos ‘hormônios da fome’ em desequilíbrio – e possivelmente desencadeie excessos.
Desfrute de refeições familiares regulares. Isso permite que os pais sirvam como bons modelos, possam promover uma alimentação mais nutritiva e prepara o palco para conversas animadas. Estar conectado à família e / ou amigos é um aspecto poderoso de uma vida saudável.
Sorria e ria em voz alta várias vezes ao dia. Mantém-te ancorado e ajuda-te a lidar com situações que, de outra forma, te deixariam louca. Leia as histórias em quadrinhos, assista a uma comédia ou conte piadas para mostrar esses sentimentos felizes.
Medite, reze ou encontre consolo por pelo menos 10 a 20 minutos todos os dias. A contemplação é boa para a sua alma, ajuda você a lidar com as demandas da vida diária e pode até ajudar a diminuir a pressão sanguínea.
Pegue um pedômetro e deixe-o motivar você a andar, andar, andar. Esqueça quantos minutos de atividade você precisa; faça tudo o que puder para encaixar mais passos no seu dia. Não importa como você consiga, a atividade física pode ajudar a aliviar o estresse, queimar calorias e aumentar a auto-estima.
Ficar em pé. Você vai parecer 5 quilos mais leve se você ficar alto e apertar seus músculos abdominais. Sempre que você andar, pense alto e apertado para tirar o máximo proveito do movimento.
Tente yoga. As posturas ajudam a aumentar a força e a flexibilidade e a melhorar o equilíbrio. Estas são áreas críticas para pessoas mais velhas, especialmente, e homens e mulheres podem se beneficiar.
Ligue a proteína. Este nutriente é uma parte essencial do seu plano alimentar e pode representar entre 10% e 35% do total de calorias. A proteína dura muito tempo na barriga; combiná-lo com alimentos ricos em fibras e você se sentirá completo com menos calorias. Aproveite pequenas porções de nozes, laticínios com baixo teor de gordura, feijão, carne magra, frango ou peixe.

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Por último, mas não menos importante, tenha uma atitude positiva. Faça o seu melhor para ver a vida como se ‘o copo estivesse meio cheio’. Você deve acreditar em si mesmo, ter bons sistemas de apoio e pensar positivamente (‘acho que posso, acho que posso …’) para ter sucesso.

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