Benefícios surpreendentes da meditação

“A meditação é a principal arte do ser humano.” – JIDDU KRISHNAMURTI

Aqui estão 7 benefícios da meditação que irão surpreendê-lo.

1. Maior criatividade

Pesquisadores da Universidade de Leiden estudaram como a meditação da atenção plena com atenção especial pode ajudar a melhorar a criatividade de uma pessoa após a sessão de meditação. O que eles descobriram é interessante.

Eles destacaram que aqueles que praticam a meditação da atenção plena desempenham muito melhor em uma tarefa específica, onde são convidados a dar novas idéias.

A meditação é conhecida por aumentar e encorajar o tipo de pensamento chamado pensamento divergente, que permite que você encontre mais soluções para um determinado problema, constituindo assim outro componente da criatividade.

2. Reduzir os níveis de ansiedade

Também foi demonstrado que a meditação reduz os níveis de ansiedade em pessoas que a praticam regularmente. Quando meditamos, começamos a afrouxar as conexões de certas vias nervosas.

Uma parte do nosso cérebro chamada de córtex pré-frontal medial  trata as informações que relacionamos à nossa experiência e a nós mesmos.

Leia mais notícias sobre meditação.

Como regra geral, as vias neuronais do medo e sensações corporais a essa parte do cérebro são fortes. Portanto, quando você está em uma situação assustadora, isso desencadeia uma reação muito forte nessa parte do cérebro, o que faz com que você se sinta ansioso e instável.

Quando você medita, você enfraquece essa conexão, permitindo que você reaja de maneira diferente às mesmas situações.

Outro benefício da meditação é que, ao enfraquecer essa conexão, você dará força ao Centro de Avaliação do seu cérebro, que é conhecido por seu raciocínio. Como resultado, você será mais capaz de responder com calma a situações potencialmente desafiadoras.

3. Memória melhorada

Aqueles que praticam meditação são mais capazes de filtrar as distrações e aumentar sua produtividade.

Essa capacidade de ignorar distrações de fundo permite que você rapidamente memorize e use fatos novos.

4. Melhores relações

Outro benefício da meditação é também aumentar o seu humor e dar-lhe uma melhor sensação de conexão com outras pessoas . Isso ajuda a torná-lo mais compassivo e empático com os outros.

Se você está procurando melhorar seu relacionamento com aqueles que são importantes para você ou se conectar de forma mais eficaz com seus funcionários e clientes, a meditação pode ser uma boa resposta.

5. Ajuda para a saúde

Muitos estudos mostraram que, ao meditar, você pode diminuir sua pressão arterial se tiver pressão alta.

Além disso, aqueles com doenças respiratórias, como a gripe, conseguem se recuperar mais rapidamente do que aqueles que não meditam. Mulheres que sofrem de menopausa também podem encontrar alívio na meditação.

6. dormir melhor

Um dos benefícios da meditação é sua capacidade de ajudar a ter uma melhor quantidade e qualidade de sono.

Ao estabelecer uma boa rotina de hora de dormir e com a ajuda de um ar mais limpo, se você adicionar uma meditação de mindfulness, isso pode ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de sono e a combater os sintomas associados. insônia, como fadiga e depressão.

7. Libido Dopada

Além de dormir melhor, você pode aumentar a qualidade e a intensidade de sua vida íntima.

Uma das maiores razões para não haver sexo em um casal é a fadiga. A resposta do nosso corpo ao estresse é geralmente através de luta ou fuga.

Quando isso acontece, nós liberamos o cortisol, o hormônio do estresse, bem como a adrenalina para nos ajudar a combater o estresse. Isso aumenta nossa pressão arterial e deprime nosso sistema imunológico e nossa libido fica presa no fogo cruzado.

Um pensamento final

Você pode estar um pouco sobrecarregado e achar que não há como incluir a meditação em sua vida já ocupada. No entanto, há boas notícias: você pode!

Comece com apenas cinco minutos por dia. Você pode se colocar em um estado de espírito antes do café da manhã ou antes de se preparar para o trabalho, por exemplo.

Quando estiver mais confortável com a meditação, você pode começar a aumentar a duração de suas sessões ao longo do tempo.

Leave a Reply