Uma dieta livre de carboidratos para rápida perda de peso

Dietas que reduzem ou eliminam completamente a ingestão de carboidratos são muito populares por dois motivos. Primeiro, porque eles produzem resultados rápidos, e segundo, alguns deles (por exemplo, a dieta de Atkinson) permitem certos alimentos (carne, queijos) em grandes quantidades. Exploramos o contexto de dietas como essa e aqui está o que descobrimos.

Uma dieta livre de carboidratos baseia-se no pressuposto de que, quando não recebe carboidratos suficientes, o corpo recorre à energia da gordura. Fazer isso fará com que a gordura derreta e perca peso.

Menu em uma dieta livre de carboidratos

Existem mais dietas usando essa abordagem. Além dos mais famosos de Atkinson , existem também: dieta Zone, dieta rica em proteínas, dieta Stillman e outros.

A restrição alimentar básica é que os alimentos ricos em carboidratos são jogados fora do cardápio e os alimentos ricos em proteínas e gorduras são inseridos. Os alimentos ricos em carboidratos são: macarrão, arroz, pão, álcool, alimentos doces e frutas.

Aprenda sobre as dietas de perda de peso mais populares!

O que você precisa para melhorar sua dieta é a ingestão de carne, queijo, ovos, cogumelos e outros produtos com alto teor de gordura e proteínas. Trazemos a você um menu semanal que pode lhe dar uma idéia do que, como e quando consumir. Os alimentos que você definitivamente deve incluir em sua dieta são:

  • carne – carne bovina, cordeiro, frango, porco, bacon;
  • peixe oleoso como o salmão é o melhor, mas recomenda-se a ingestão de peixes azuis;
  • ovos,
  • manteiga,
  • óleo de coco ,
  • gordura,
  • azeite,
  • queijo
  • creme de leite,
  • iogurte natural sem açúcar,
  • mirtilos,
  • nozes
  • azeitonas,
  • legumes frescos: verduras, pimentas, cebolas, espinafre;
  • legumes congelados: brócolis, cenoura e outras misturas;
  • molho de salsa,
  • sal marinho, pimenta, alho.

Segunda-feira: 

  • Café da manhã: omelete com vários legumes, frita em manteiga ou óleo de coco,
  • almoço: salada, iogurte, mirtilos e amêndoas,
  • jantar: cheeseburger (sem pão), servido com legumes e molho de salsa.

Terça-feira: 

  • café da manhã:  bacon e ovos.
  • almoço:  frango e legumes. 
  • jantar:  salmão com manteiga e legumes. 

Quarta-feira:

  • café da manhã:  legumes e ovos fritos em manteiga ou óleo de coco,
  • almoço:  salada de camarão com azeite,
  • jantar:  frango grelhado com legumes. 

Quinta-feira:

  • Café da manhã : omelete com vários legumes, frita em manteiga ou óleo de coco,
  • almoço : batidos com leite de coco , frutas, amêndoas e proteína em pó,
  • jantar : bife e legumes. 

Sexta-feira:

  • café da manhã:  bacon com ovos,
  • almoço : salada com frango e azeite,
  • jantar : carne de porco com legumes.

Sábado :

  • Café da manhã : omelete com vários vegetais.
  • almoço : iogurte com frutas, flocos de coco e nozes.
  • jantar : almôndegas com legumes. 

Domingo :

  • café da manhã : bacon com ovos,
  • almoço : batido com leite de coco, creme, proteína em pó e frutas com sabor de chocolate,
  • jantar : asas de frango com espinafre ou outra salada. 

No entanto, se você sentir fome entre as refeições, essa dieta não proíbe lanches . Pelo contrário, você não deve passar fome e se sentir enjoado, especialmente se estiver fisicamente ocupado.

Como refeição intermediária, você pode consumir: iogurte ou creme gordo, ovos cozidos, cenouras, sobras, nozes, queijo e carne. No entanto, certifique-se de não exagerar nos intermediários , caso contrário a dieta não terá efeito. 

Uma dieta pobre em carboidratos é melhor servida do que uma dieta pobre em gordura, de acordo com cientistas e médicos americanos que realizaram estudos paralelos em 148 indivíduos saudáveis.

“Uma dieta pobre em carboidratos é mais eficaz do que uma dieta pobre em gordura na redução do risco de doenças cardiovasculares e perda de peso. Em consulta com seu médico, escolha um plano de dieta com pouco carboidrato para uma perda de peso mais eficaz ” , recomendam os pesquisadores.

Quanto perda de peso de carboidratos é eficaz?

Com uma dieta como essa, é possível perder alguns quilos em pouco tempo . No entanto, pesquisas mostram que a perda de peso é alcançada mais pela perda de água e tecido muscular do que pela perda de gordura.

Músculos queimam calorias mesmo quando você está descansando. Se você perdeu muita massa muscular, precisa de uma quantidade menor de comida. Muitas estrelas de Hollywood escolhem uma das dietas sem carboidratos para se preparar para o papel no curto prazo.

” Toda vez que você faz uma grande mudança em sua dieta, seu corpo reage. Você pode ter sintomas como problemas de digestão, pressão ou açúcar no sangue ” , explica o Dr. med. Stephen Sondike.

Portanto, é importante que você consulte seu médico ou nutricionista antes de tomar decisões importantes sobre a mudança de vida . Isto é especialmente verdade para pacientes crônicos. 

Desvantagens de dietas com pouco carboidrato

Para que a dieta seja eficaz, deve haver um ponto de fusão de gordura . Para derreter a gordura, é necessário que o corpo não receba carboidratos, incluindo frutas. Como sabemos, as frutas são essenciais por causa das vitaminas e, como grupo básico de alimentos, também é necessário obter uma pequena quantidade de carboidratos das frutas e legumes.

Se uma dieta livre de carboidratos permite frutas, então sua eficácia é questionável novamente, pois todas as frutas contêm carboidratos simples. Algumas dietas apresentam esse problema e prescrevem suplementos vitamínicos para cobrir a deficiência de vitaminas .

Se você planeja usar alguns suplementos vitamínicos, é melhor começar com vitaminas do grupo B, cálcio e potássio. 

Além disso, existem vitaminas nos vegetais, por isso aumente a ingestão de vários vegetais . Ao comer vegetais, você também aumenta a ingestão de fibras alimentares no corpo, o que melhora a função muscular do sistema digestivo. Se a constipação ocorrer no início da dieta , o aumento da ingestão de fibras a resolverá. 

É crucial que você traga água suficiente para o seu corpo para evitar a desidratação. Dietas com pouco carboidrato aumentam a produção de cetona e reduzem o teor de água, o que é algo a se observar. 

Dieta Lchf (com baixo teor de carboidratos e rica em gorduras) – como ela parece, funciona e para quem é!

Outra desvantagem da perda de peso baixa em carboidratos é que ela não é adequada para atletas . Atividade física forte requer muita energia, e o corpo não pode receber energia do tecido adiposo em alta velocidade. A exceção é se a L-carnitina for introduzida no corpo, o que acelera esse processo.

Nossa dica – saia doce!

A maioria de nós consome muitos carboidratos todos os dias, especialmente os simples (doces, chocolates, etc.), portanto é bom reduzir os carboidratos.

Se você comer muitos doces ou, por exemplo, adicionar açúcar ao café e às bebidas, recomendamos que você quebre esse hábito.

O corpo é incapaz de lidar com o rápido aumento de carboidratos no sangue de qualquer outra maneira, exceto pelo fato de armazenar excesso de gordura. Portanto, nosso conselho é jogar fora alimentos açucarados. Pegue frutas e verduras.

Além disso, para aderir à dieta, é aconselhável planejar . Se você se encontrar em uma situação em que não planejou o que comer ou não tem mantimentos à mão, ajoelhar-se-á facilmente. Portanto, tente planejar suas refeições semanalmente e compre suas compras com antecedência.

Além disso, lembre-se de se exercitar regularmente . Para que o corpo humano seja saudável, é necessário esforço físico. Inclua treinamento, caminhada, alongamento ou natação em sua rotina semanal. Qualquer tipo de atividade física faz bem a você e a emagrece.

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